engenharia civil
Cloridrato de propranolol
O propranolol é um fármaco bloqueador beta-adrenérgico. Você tem receptores beta principalmente em vasos sanguíneos coração e pulmão. O mecanismo anti-hipertensivo, é complexo e envolve diminuição do débito cardíaco(ação inicial), redução da secreção de renina, readaptação dos barorreceptores (são mecanoreceptores relacionados à regulação da pressão arterial momento a momento) e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas. São eficazes como monoterapia, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbimortalidade cardiovascular.
Constituem-se a primeira opção para tratamento da hipertensão arterial associada a doença arterial coronariana ou arritmias.
Entre as reações indesejáveis destaca-se o broncoespasmo, bradicardia, distúrbios da condução atrioventricular, depressão miocárdica, vasoconstricção periférica, insônia, depressão psíquica, astenia e disfunção sexual.
A estimulação desses receptores é via adrenalina liberada pelas glândulas suprarenais ou noradrenalina que é liberada por neurônios do sistema nervoso central simpático. Ou seja em uma situação de estresse agudo, como um susto você tem taquicardia que aumenta o fluxo sanguíneo junto a uma vasodilatação para 'chegar' mais sangue aos tecidos associada a uma broncodilatação para aumentar a velocidade de oxigenação do sangue, tudo isso ocorrendo por um aumento de adrenalina e noradrenalina pelo susto, que ativou o Sistema nervos simpático. Então, o propanolol bloqueia estes receptores, assim você não tem vasodilatação e queda na fequencia cardíaca levando a queda na pressão arterial. Porem não há também broncodilatação, dificultando a troca gasosa sanguinea, e agravando casos de asma e outra insuficiências respiratórias.
Ele te indicou este medicamento para previnir Angina, ou seja baixo abastecimento de oxigênio ao músculo devido a contrações involuntárias (tremores) ou obstrução. Ou seja o medicamento que você está tomando, é para evitar uma