Teoria da Matemática
A TGA recebeu muitas contribuições da Matemática sob a forma de modelos matemáticos para proporcionar soluções de problemas empresariais.
Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas que simulam situações reais. A Teoria Matemática é a que proporcionou modelos para atender a tais necessidades.
A Teoria Matemática aplicada a soluções dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). Não se trata exatamente de uma escola (como a Teoria Clássica ou a Teoria das Relações Humanas), mas uma corrente que localizamos em vários autores que enfatizam o processo decisório e o tratam de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica. A maior aplicação da Teoria Matemática está na Administração das Operações em organizações da manufatura e de serviços que envolvem atividades relacionadas com produtos e serviços, processo e tecnologia, localização industrial, gerenciamento da qualidade, planejamento e controle de operações Os temas mais tratados pelas Administrações das Operações são:
Operações: focaliza os processos produtivos e produtividade;
Serviços: focaliza os processos que envolvem o sistema de operações de serviços;
Qualidade: envolve o tratamento estatístico da qualidade, melhoria contínua, programas de qualidade etc.;
Estratégia de operações: define o alinhamento estratégico e a natureza estratégica da administração das operações; e
Tecnologia: utiliza o computador para o desenvolvimento das operações.
Origens
- O trabalho clássico sobre teoria dos jogos de Von Neumann e Morgenstern (1947) e de Wald (1954) para a teoria estatística da decisão;
- O estudo do Processo Decisório Hebert Simon (foto) e o surgimento da Teoria das Decisões;
- A existência de decisões programáveis;
- Desenvolvimento de técnicas a partir do computador;
- A Pesquisa Organizacional (PO) que aconteceu no