TEORIA MATEMÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Edison Del Valle
Franciele Moura de Leão
Gisele de Moura Leão
Juraci Maria Moura de Leão
Renan Dos Santos Feijó
TEORIA MATEMÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
QI
Viamão, junho de 2013
INTRODUÇÃO
A matemática contribuiu para a TGA na forma de modelos matemáticos para soluções de problemas empresariais. Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas, simulando situações reais. A teoria matemática é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). A aplicação da Teoria da Matemática reside na chamada Administração das Operações, aplicadas em organizações de manufatura e de serviços.
Teoria Matemática da Administração
Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas que simulam situações reais que obedecem a certas leis ou regularidades. A Teoria Matemática é a que proporcionou modelos para atender a tais necessidades. Não se trata exatamente de uma escola (como a Teoria Clássica ou a Teoria das Relações Humanas), mas uma corrente que localizamos em vários autores que enfatizam o processo decisório e o tratam de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.
Origens da Teoria Matemática na Administração
A Teoria Matemática surgiu na teoria administrativa a partir de cincos causas:
1 – O trabalho clássico sobre Teoria dos Jogos de Von Neumann e Morgenster (1947) e de Wald (1954) e Savage (1954) para a teoria estatística da decisão. A contribuição de H. Raiffa, R. Schalaifer e R. Howard foi fundamental.
2 – O estudo do processo decisório por Herbert Simon, então um autor behaviorista, e o surgimento da Teoria das Decisões ressaltaram a importância mais da decisão do que da ação dela decorrente na dinâmica organizacional. A tomada de decisão passou a ser considerada decisiva no sucesso de todo sistema