Tga resumo cap 15
Com a invenção do computador na segunda metade do século XX as indústrias passaram a contar com os processos de automação e automatização permitindo a administração de grandes empresas e uma variedade incrível de produtos com rapidez e custo mais baixo.
O computador teve origem na cibernética, ciência que visava a união de diferentes áreas, como: engenharia, medicina, matemática, etc. até que depois de muito aperfeiçoamento se chegou aos computadores pessoais em 1975 e popularizou a informática em grande escala surgindo então um novo mundo corporativo.
Os conceitos da cibernética são amplamente utilizados pela teoria da administração, dentre eles:
Os sistemas – conjunto de elementos que estão relacionados entre si dinamicamente, operando sobre entradas e fornecendo saída (informação, energia ou matéria) processadas
A cibernética procura desenvolver sistemas originais baseados em sistemas já existentes, denominados: modelos, eles são fundamentais para a compreensão do funcionamento de um sistema.
O sistema recebe dados de entrada (input) para poder operar, o resultado final da operação de um sistema são os elementos produzidos a partir do processo gerando a saída (output).
Um exemplo de sistema de entrada e saída são as “caixas negras”, utilizadas na engenharia, onde se conhece o exterior, mas não se tem acesso ao interior de um processo, os resultados são respostas aos estímulos externos que geram os estímulos internos gerando um resultado; na medicina quando o médico observa o comportamento do paciente com relação ao seu estado interno; ou até mesmo na psicologia observando-se o comportamento do rato de laboratório após