Teoria matemática da administração
A matemática contribuiu para a TGA na forma de modelos matemáticos para soluções de problemas empresariais. Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas, simulando situações reais. A teoria matemática é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). A aplicação da Teoria da Matemática reside na chamada Administração das Operações, aplicadas em organizações de manufatura e de serviços.
Administração das Operações são: 1 – Operações: Focalizando o processo produtivo e a globalização dos produtos. 2 – Serviços: Sistemas de operações de serviços. 3 – Qualidade: Estatística da qualidade, programas de qualidade e certificação da ISSO. 4- Estratégia de operação: Define o alinhamento estratégico e a natureza estratégica da administração. 5- Tecnologia: O computador nas operações administrativas.
A Teoria Matemática surgiu a partir de 5 causas para a administração: 1- O trabalho clássico sobre a teoria dos jogos de Von Neumann e Morgenstern, de Wald e Savage para a Teoria estatística da decisão. 2- O estudo do processo decisório por Herbert Simon, um behaviorista. 3- A existência das decisões programáveis, por Simon onde define as decisões qualitativas (não-programaveis e tomadas pelo homem) e as quantitativas ( programáveis e programadas para a maquina). 4- O computador desenvolvendo técnicas mais complexas e sofisticadas. 5- A utilização da PO na segunda guerra mundial no campo da estratégia militar, fez com que as organizações publicas e privadas a utilizassem a partir de 1945.
Processo Decisório: A teoria matemática no processo decisório, a tomada de decisão sob duas perspectivas: 1 – Perspectiva do processo consiste em selecionar a melhor alternativa de decisão: - Definição do problema - Soluções possíveis do problema - Qual a melhor