Teoria Matemática na Administração
Introdução:
A Teoria Matemática aplicada aos problemas administrativos é mais conhecida como Pesquisa Operacional. A Teoria Matemática põe ênfase no processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa. A Teoria Matemática trouxe enorme contribuição à Administração permitindo novas técnicas de planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros, humanos e, sobretudo, um formidável suporte na tomada de decisões, no sentido de aperfeiçoar a execução de trabalhos e diminuir os riscos envolvidos nos planos que afetam o futuro a curto ou longo prazo. A Teoria Matemática presta-se a aplicações de projetos e trabalhos baseando-se na total qualificação dos problemas administrativos, abordando-os do ponto de vista estatístico ou matemático, oferecendo técnicas de aplicação ao nível operacional situado na esfera de execução.
Objetivo desse trabalho:
Temos como objetivo primordial neste trabalho analisar e descrever os processos que tratam da matemática acerca de sua utilização, influência e consequências nos processos administrativos. Queremos com este trabalho proporcionar uma visão rápida da influência de técnicas matemáticas sobre a Administração. Mostrar também as origens da teoria matemática da administração, processo decisório, os modelos matemáticos em Administração, pesquisa operacional, estratégia organizacional, necessidade de indicadores, de desempenho, apreciação crítica da teoria matemática.
1. Teoria Matemática da Administração:
A teoria matemática da administração é a parte das teorias da administração de empresas, utilizadas na teoria da administração para fins de estudo. Faz parte da abordagem sistêmica da administração, juntamente com a teoria de sistemas e a cibernética e administração.
Desenvolveu a aplicação de técnicas bastante avançadas para instrumentalizar a administração das organizações e concede