TEORIA MALTHUSIANA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL - CESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA – DCSFIL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FÁBIO SILVA DE AMORIM
TEORIA MALTHUSIANA
THOMAS ROBERT MALTHUS
Bacabal
2014
INTRODUÇÃO
A Teoria Malthusiana ou Malthusianismo foi criada por Tomas Robert Malthus (1766-1834), economista, estatístico e demógrafo inglês. Ela relaciona o crescimento populacional com a produção de alimentos. Malthus afirmava que o crescimento populacional acontecia em progressão geométrica e que a produção de alimentos se dava em progressão aritmética.
De acordo com a Teoria Malthusiana, esta situação não era boa para o futuro da humanidade, pois, com o passar dos anos haveria mais pessoas do que a quantidade de alimentos necessários que a terra poderia produzir para a sobrevivência da humanidade.
Com base em sua teoria, Malthus concluiu que inevitavelmente a fome seria uma realidade caso não houvesse um controle imediato da natalidade. Com isso, afirma que os desastres naturais, a fome, doenças e guerras seriam as melhores alternativas capazes de conter o crescimento da população.
BIOGRAFIA
Thomas Robert Malthus nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1766 no condado de Surrey na Inglaterra. Filho de Daniel e Henrietta Malthus foi admitido em 1797 na Jesus College da Universidade de Cambridge. Lá estudou Matemática, Latim e Grego, ao mesmo tempo em que recebia sua formação sacerdotal onde logo depois ingressou na carreira eclesiástica como pastor anglicano. Foi demógrafo e economista conhecido pelas suas perspectivas pessimistas, onde desenvolveu a teoria demográfica descrita em dois livros:
Em 1798, o primeiro conhecido como "Ensaio sobre o principio da população na medida em que afeta o melhoramento do futuro da sociedade com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores".
Em 1803, o segundo "Um ensaio sobre o principio da população ou uma visão de