Segurança em jogos digitais
I. INTRODUÇÃO
II. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA
Atualmente, já não é mais um exagero quando dizemos que os jogos digitais estão presentes na nossa cultura com tanta intensidade que já alcançaram a mesma popularidade de músicas e filmes. O mais fantástico de tudo isso é que os vídeo games são muito novos no mercado do entretenimento.
Os primeiros jogos eletrônicos vieram apenas no final da década de 40, enquanto o cinema existe desde o século XIX.
A escolha da linguagem a ser usada no desenvolvimento é um dos momentos mais importantes no desenvolvimento de um jogo online. A equipe de desenvolvimento deve ter um amplo conhecimento das vantagens de desvantagens das linguagens candidatas ao desenvolvimento. Deve-se analisar as situações de trade-off com bastante cuidado. É mais prático fazer um jogo em um curto tempo usando uma linguagem mais fácil de ser utilizada, mas com pouca segurança? Ou é mais interessante utilizar mais tempo para desenvolver o jogo em uma linguagem de baixo nível para ter uma execução mais rápida e segura?
Por causa dessa grande popularidade, os jogos eletrônicos são responsáveis por gerar um capital imenso. Grande parte desse dinheiro vem dos jogos onlines, que recentemente atingem bilhões de jogadores em todo mundo. Segue um gráfico do lucro (em milhões de dólares) dos 10 maiores jogos onlines de 2014:
Ragnarök Online é um dos primeiros RPGs online. Grande parte do seu desenvolvimento foi em C++, uma linguagem bastante rápida e segura.
É claro que com um produto de tanto valor, é necessário que se estabeleça diversas maneiras de proteger as informações dos seus jogadores e até dos seus códigos-fonte.
Os desenvolvedores devem redobrar sua atenção para não permitir que não nenhuma atividade maliciosa ocorram em seus jogos.
Quando os jogos são vulneráveis, o lucro da empresa está seriamente comprometido. Por exemplo, se há um jogo que a principal forma de lucro seja a venda de itens por moeda real, e um hacker seja