Teoria Humanista de administração
Salvador,2014
Daniel de Sena
Iara Macielle
Jamile Nogueira
Joseane
Vanessa Freitas
Resumo sobre a teoria das relações humanas.
Salvador, 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CONTEXTO HISTÓRICO. 3
A EXPERIENCIA DE HAWTHORNE 4
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a Teoria das Relações Humanas , tendo como meta definir o contexto histórico, as experiências de Hawthorne e a decorrência da Teoria das Relações Humanas.
As metodologias utilizadas foram pesquisas bibliográficas ,com o auxilio do recurso da internet.
CONTEXTO HISTÓRICO.
A Teoria das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929.
Essas teorias criam novas perspectivas para a administração, visto que busca conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica de forma muito mecânica. Com os novos estudos o foco mudou e do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como homos social.
A partir daqui começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações para eles.
A EXPERIENCIA DE HAWTHORNE
Em 1924, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos fez uma pesquisa para verificar a correlação entre produtividade e a iluminação no local de trabalho, dentro dos pressupostos da administração científica.
Em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisas iniciou uma experiência na fabrica de Hawthorne, para avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio de produção.
Esta experiência foi coordenada por Elton Mayo, os pesquisadores verificaram que os resultados eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica.Tentaram eliminar o fator psicológico, então estranho e