Administração
A função do administrador é de essencial importância dentro de uma empresa, pois, é o administrador que é o responsável pela gestão e controle das atividades alem de coordenas pessoas e para isso é necessário o administrador ater conhecimentos acerca do contexto histórico da administração para saber a origem das teorias utilizadas atualmente.
A abordagem clássica teve seu surgimento no século XX alavancado pelas constantes mudanças ocorridas em função da revolução industrial acontecida na época, é subdividida em escola de administração cientifica desenvolvida por Taylor nos EUA e a teoria clássica desenvolvida na Franca por Taylor.
Com uma abordagem de baixo para cima, ou seja, da classe operaria até o gerente a escola de administração cientifica tinha como preocupação básica o aumento da produtividade da empresa através do nível operacional, tomando como característica principal a ênfase nas tarefas a ser executados na empresa, por meio dessa teoria a busca principal de Taylor era a eliminação do desperdício, da ociosidade e a redução nos custos da operação.
Pode se dizer que a teoria clássica da Administração desenvolvida por Fayol tem grande importância para a administração atual pois esta segundo CHIAVENATO (2000) definiu a função básica da empresa, o conceito de administração (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar). Com sua ênfase na estrutura a teoria clássica vê a administração como ciência e tem como característica a divisão do trabalho.
Com sua ênfase nas pessoas que trabalhava nas organizações a teoria humanista surgiu em 1929, desenvolvida por oposição a abordagem clássica esta tinha o objetivo de humanizar as relações dentro da empresa alem de fortalecer a classe operaria por meio de políticas que os motivassem a trabalhar não por melhores salários ou cargos e sim por melhores condições em sua qualidade de vida dentro e fora da organização, esta leva em conta a mão de obra da