Teoria Gerenciamento
• Elas não abordam as políticas, sejam formais ou informais.
• Elas não abordam como os gerentes são medidos e recompensados pelas melhorias do processo.
• Elas não abordam a teoria geral do gerenciamento usada pela organização.
• Elas não abordam os valores da organização.
Em qualquer organização, várias atividades são movidas por políticas cujos objetivos ficaram perdidos no tempo. Todos os programas de mudança desafiam os métodos existentes de se fazer as coisas. Isto torna necessário com que se pergunte qual o objetivo que uma política específica serve e se aquele objetivo ainda é válido no ambiente de hoje.
Uma técnica para se avaliar a teoria do gerenciamento da organização é pesquisar as pressuposições subordinadas que dão suporte a cada política. Desafiar as pressuposições estabelece um ponto de partida para se determinar se uma política atual ainda está dando suporte a alguma coisa de valor hoje.
As teorias de gerenciamento de W. Edwards Deming podem ajudar as organizações a desafiar práticas atuais de gerenciamento e pressuposições – não ao sugerir melhorias incrementais, mas ao apontar uma nova maneira de gerenciar. Através desta linha de estudo, os líderes atingem um melhor entendimento de como eles podem influenciar o bem estar social e econômico de suas organizações.
Por trás de uma teoria de gerenciamento está um sistema de valores organizacionais. O objetivo da organização é somente aumentar a riqueza dos acionistas? Ou a existência da organização serve para beneficiar a sociedade, a nação ou algum outro grupo? Não caia na armadilha do pensamento de que o único objetivo de uma organização é fazer dinheiro. Dinheiro, ou lucro, é o resultado de um bom gerenciamento em direção à satisfação de uma necessidade social. Também considere que algumas organizações são criadas para não ter lucro.
Os assuntos da teoria do