calculo
Vejo tudo crescer
Vejo a vida mil vezes melhor
(Gilberto Gil)
Nele, o emprego da expressão “mil vezes melhor” intensifica/exagera a ação, produzindo uma figura de linguagem. Que figura é essa?
Escolher uma resposta. a. Metonímia b. Ironia c. Hipérbole d. Metáfora
Question 2
Notas: 1
Leia o verso abaixo:
Está provado, quem espera nunca alcança
(Chico Buarque)
O compositor cria uma relação de intertextualidade com qual provérbio popular?
Escolher uma resposta. a. Azar no jogo, sorte no amor. b. As aparências enganam. c. Quem espera sempre alcança. d. Antes tarde do que nunca.
Question 3
Notas: 1
Imagine que, no Nordeste do país, uma mãe diga ao seu filho: “Pare de ser abestado, menino!” e no Sudeste outra mãe diga ao seu filho: “Pare de ser bobo, menino!”. Essas duas frases representam uma variação:
Escolher uma resposta. a. social, pois indica que ambas as mães fazem parte de um grupo social específico. b. geográfica, pois “abestado” e “bobo” dizem respeito a uma mesma coisa, ou seja, a uma pessoa que age de maneira tola. c. as frases não apresentam variação linguística, pois ambas fazem uso da mesma língua, isto é, o português. d. histórica, pois tanto a palavra “abestado” quanto “bobo” não fazem parte do nosso vocabulário atual.
Question 4
Notas: 1
Selecione abaixo onde seja menos provável que haja uma sequência textual predominantemente explicativa:
Escolher uma resposta. a. em um artigo de opinião b. na fala de um guia turístico dentro do museu c. no edital para a realização do vestibular d. no verbete de enciclopédia
Question 5
Notas: 1
Assinale a alternativa abaixo que contenha um fator que pode influenciar o modo de falar de uma pessoa:
Escolher uma resposta. a. Todas as alternativas b. A relação existente entre o falante e o ouvinte c. O grupo social a que o falante pertence d. A idade do falante e. A