Teoria geral dos sistemas
Barbara Fernandes da Silva
A8035B-0
QUESTÕES RESPONDIDAS: Texto “Uso Inapropriado de Medicamentos Pelo Idoso: Polifarmácia e seus Efeitos”.
Curso Enfermagem 4° Semestre
Jundiaí
2012
Questionário
“Uso Inapropriado de Medicamentos pelo Idoso: Polifarmacia e seus Efeitos”.
1. O que envolve o processo do envelhecimento, individualmente ou comunitariamente?
Resposta: Envolve mudanças biológicas , econômicas e sociais que podem levar a incapacidade física e mental, aumentando a morbidade e mortalidade neste contingente populacional. 2. Por que para na prática médica a polifarmácia é considerada normal para os idosos?
Resposta: Porque o aumento do consumo de medicamentos acompanha a tendência do envelhecimento populacional. 3. Como pode ser definida a polifarmacia?
Resposta: Ela tem sido definida basicamente em duas formas: como o uso concomitante de fármacos, medida por contagem simples dos medicamentos ou como a administração de um maior numero de medicamentos do que os clinicamente indicados, avaliado na revisão clinica, usando critérios específicos. 4. Quais são os freqüentes problemas da farmacoterapia para os idosos?
Resposta: Reações adversas as interações, a utilização errada, o tratamento inadequado e ainda com maiores agravos face os processos patológicos e, ou mudanças fisiológicas da própria idade. 5. Quais os eventos adversos em idosos mais comuns em função da farmacoterapia?
Resposta: São os efeitos colaterais de drogas. 6. Qual o fator de risco para o aumento da iatrogenia farmacológica nos idosos?
Resposta: A idade não representa fator de risco independente para o aumento da iatrogenia farmacológica, mais sim a multiplicidade de patologias e alterações do metabolismo das drogas decorrentes das alterações próprias do envelhecimento, que seguem um padrão individual. 7. Porque prescrever para um idoso não é o mesmo que prescrever para um adulto jovem?
Resposta: O envelhecimento conduz a progressiva