Teoria Geral do Estado
THOMAS HOBBES ( 1588 - 1679 )
-> "O HOMEM NÃO É UM ANIMAL NATURALMENTE SOCIÁVEL" -> Com a preocupação de defender a vida o homem não é sociável, sempre vive em estado de alerta.(não entendeu?,Em um estado natural onde os homens vivem se preocupando em defender seu bem mais precioso,a vida, não há MORALIDADE porque se age por instinto, impulso etc...)
->O PACTO SOCIAL. Como todos homens vivem preocupados em defender sua vida, cria-se o pacto social. O pacto social nada mais é do que todos homens saíssem de seu estado natural para que dessa forma, a população obdeça leis racionais, usando a razão e consequentemente se socializando.
Hobbes destaca, no Leviatã as seguintes regras da lei natural :
1ª) "procurar a paz e segui-la";
2ª) "por todos os meios que pudermos, defendermo-nos a nós mesmos";
3ª) "Que os homens cumpram os pactos que celebrarem";
4ª) "gratidão";
5ª) "complacência", "que cada um se esforce por acomodar-se com os outros";
6ª) "perdão", "Que como garantia do tempo futuro se perdoem as ofensas passadas, àqueles que se arrependam e o desejem";
7ª) "Que na vingança (isto é, a retribuição do mal com o mal) os homens não olhem à importância do mal passado, mas só à importância do bem futuro";
8ª) "Que ninguém por atos, palavras, atitude ou gesto declare ódio ou desprezo pelo outro";
9ª) "Que cada homem reconheça os outros como seus iguais por natureza"
Perceberam? Tais leis são baseadas na razão, nesse contexto entra um estado e um poder absoluto. PARA HAVER TAIS LEIS É NECESSÁRIO A EXISTÊNCIA DE UM ESTADO QUE GARANTA A PAZ CIVIL. Resumindo os cidadãos se privam de seu estado natural ( auto defesa ) passando esta responsabilidade para garantiz a PAZ CIVIL.
-> " O HOMEM É O LOBO DO HOMEM"
-> LIVRO : O LEVIATÃ ( THOMAS HOBBES )
-> CHAVE : O ESTADO É ABSOLUTO, ISTO É, ESTÁ ACIMA DE TUDO E DE TODOS PARA GARANTIR O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO
John Locke
Introdução
John Locke foi um importante filósofo