Teoria geral de sistemas
ETAPA 1
Teoria Geral de Sistemas
Passo 1
Aula tema: A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de sistemas. Componentes genéricos de um sistema. As relações entre sistema e ambiente.
O Dado
Muitas vezes confundido com a própria informação, o dado puro e simples não carrega obrigatoriamente nenhum caráter informativo. Podemos dizer que o dado é a matéria prima da informação, ou seja, a informação é composta de um conjunto organizado de dados. Esta forma organizada obedece a conceitos próprios, que diferem de acordo com o veículo de transmissão e o modo de armazenamento dos dados.
A Informação
Um mesmo conjunto de dados pode ser utilizado para representar informações de natureza distintas. No nosso exemplo da informação escrita, comparamos a forma de expressão usando letras do nosso alfabeto com a representação fonética japonesa (alfabetos HIRAGANA e KATAKANA).
A informação necessita, além de um conjunto específico de dados, de regras de formação para que possa ser expressada. Sem estas regras, a reunião de dados não carregaria nenhuma informação, sendo impossível a obtenção de conteúdos lógicos na mistura aleatória dos dados.
Sistema
Um sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para atingir objetivos, de modo a formar um todo organizado. Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. O sistema é um conjunto de órgãos funcionais, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles, a integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de sangue, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos componentes de um sistema.
Sistema de Informação
Sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam(entrada), manipulam e armazenamento(processo), disseminam(saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback. Também representa um conjunto dos elementos que