Teoria geral de sistemas
Sistema de informações da Quim Paulista:
Como gerente do Departamento de Sistemas da Quim Paulista, Severo Bento está montando um sistema de informações em rede capaz de interligar os vários departamentos da empresa: produção, finanças e marketing. Severo quer um sistema global que integre a companhia como um todo. O problema é convencer a diretoria. Severo está elaborando o material de apresentação. Como você faria?
R: O material terá que ser elaborado enfatizando a grande vantagem de se unificar a rede de computadores e os sistemas da empresa, tendo como base a grande agilidade e praticidade que o investimento ira proporcionar. Severo ira expor em meio a exemplos todo o transito que a informação faz na empresa e depois tudo que será agilizado, como a integração em tempo real das informações entre os departamentos, a não perda da informação devido a descaso ou comunicação entre os departamentos e a estatística em tempo real da produção, lucros e gastos.
EXERCÍCIO 2:
Descentralização da rede de informações da Simposium
Seguindo a tendência da grande maioria das organizações, a Simposium substituiu o seu centro de processamento de dados (CPD) por uma rede de microcomputadores. A ideia é descentralizar o sistema de informações para proporcionar agilidade e flexibilidade nas comunicações. Quais as vantagens e desvantagens dessa descentralização?
R: A vantagem da implantação da rede de computadores é a unificação do software, a empresa pode optar por um sistema ERP que trará como beneficio a união dos dados de todos os setores, assim trazendo um maior controle e agilidade da informação. A desvantagem ira se centralizar na aquisição de mão de obra qualificada para fazer o monitoramento e manutenção dos equipamentos, e garantir a segurança da informação em todos os seus níveis de