Teoria geral de administração
1 TEORIA CIENTIFICA – TAYLOR ........................................................................ 01
2 TEORIA CLÁSSICA – FAYOL .................................................................................... 02
3 TEORIA BUROCRÁTICA – WEBER .......................................................................... 03
4 TEORIA SISTEMICA ................................................................................................... 05
5 TEORIA CONTINGENCIONAL ................................................................................... 07
TEORIA CIENTIFICA – TAYLOR
Aos 18 anos o jovem Frederick Winslow Taylor, recém formado desenvolveu um análise com operários, estudou tempo e movimento, queria desenvolver tarefas e evitar desperdícios tanto na parte humana, tempo, equipamento e materiais. Estabeleceu regras para Eliminar qualquer desperdício, e suas funções deveriam ser rápidas e simples.
Ele permitiu grande especialização nas atividades e das atividades dos operários, adequando cada um deles em uma função que caberia em seu perfil, e suas regras passaram ser mais claras, objetivas e detalhadas, para que o empregador tivesse maior controle e conhecimento sobre seu funcionário.
As atividades foram todas divididas em tarefas, cada funcionário exercia uma única função para que a empresa produzisse mais e tivesse maior controle sobre a função dele desempenhada, com isso surgiu o treinamento de capacitação.
Taylor também desenvolveu a Organização Racional do Trabalho, que serviu para ser mais simples, eficiente e também pra executar tarefas, então ele dividiu em três partes:
GERENCIA / SUPERVISOR / OPERÁRIO
Gerencia: Planejamento das atividades; distribuir as funções tarefas de cada um no processo fabril e repassar as responsabilidades;
Supervisor: Responsável para planejar, repassar e controlar as execuções de cada operário das formas