Teoria geral da administração
A vida é o mais básico e universal dos valores, respeitá-la acima de tudo é o caminho para a justiça, a solidariedade e a paz.
Nenhuma vida humana vale mais do que a outra, todo ser humano tem direito ao acesso a certas condições básicas de bem-estar e de dignidade.
Toda pessoa nasce com um potencial e tem o direito de desenvolvê-lo, toda condição impeditiva de que isto ocorra é, em si mesma, uma violência.
Para desenvolver o seu potencial, as pessoas precisam de oportunidades,.as oportunidades educativas são aquelas que verdadeiramente desenvolvem o potencial humano. As demais criam condições para isto.
O que uma pessoa se torna ao longo da vida depende de duas coisas: das oportunidades que teve e das escolhas que fez, não adianta ter oportunidades e não saber fazer escolhas.e também não adianta saber fazer escolhas e não ter oportunidades.
Além de ter oportunidades, as pessoas precisam ser preparadas para fazer escolha, as escolhas são feitas com base nas crenças, valores, pontos de vista e interesses das pessoas.
Cada geração deve legar para as gerações vindouras um meio ambiente igual ou melhor do que aquele recebido das gerações anteriores. fazer isto é respeitar o direito à vida daqueles que ainda não nasceram.
As pessoas, as organizações, as comunidades e as sociedades devem ser dotadas de poder para participar nas decisões que as afetem, só o poder participativo dos cidadãos poderá mudar os demais poderes: executivo, legislativo e judiciário.
A promoção e a defesa dos DIREITOS HUMANOS é o caminho para a construção de uma vida digna para todos, .a Declaração Universal dos Direitos Humanos é um projeto de humanidade a ser construído por todos e cada um dos povos ao longo da história.
O exercício consciente da cidadania é a melhor forma de fazer os DIREITOS HUMANOS transitarem da intenção à realidade,cidadania entendida como direito de ter direitos e dever de ter deveres.
A política de desenvolvimento deve