Gestão da qualidade
Conceitos
Qualidade é um termo bastante abrangente nos dias de hoje, e é utilizado de diversas formas: qualidade de vida, qualidade da água, qualidade do ar, entre outros. Qualidade vem do latim Qualitate e uma de suas definições é: “aquilo que caracteriza uma pessoa ou coisa que a distingue das outras”. E é exatamente isso que as industrias/empresas buscam hoje, qualidade, algo que difere o produto que ela oferta dos demais. Os primeiros indícios de controle da qualidade foi em 2.150 A.C.. O código Hamurabi encontrado por uma expedição francesa em 1901 na região da antiga Mesopotâmia correspondente a cidade de Susa, atual Irã, diz respeito as durabilidades e funcionalidade das edificações. Qualidade é algo obrigatório nos serviços ofertados hoje em dia, já que a concorrência na ofertas de serviços e enorme.
Evolução da Qualidade A qualidade em si, sempre existiu desde o inicio do mundo. O homem sempre procurou algo que supra suas necessidades. Podemos começar a analisar a evolução da qualidade no seculo XX, especialmente a partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento das ferramentas de trabalho e dos sistemas de unidades de medidas, tanto na Inglaterra quanto nos
Estados Unidos da América, no oriente e no mundo como um todo. Com a revolução industrial o produto saiu das mãos dos artesãos e foi para o trabalho em produção em massa, perdendo qualidade.
A evolução da qualidade se da em quatro eras:
Inspeção
Controle Estatístico de Qualidades
Garantia da Qualidade
Gestão Estratégica da Qualidade
Inspeção: é onde o produto é verificado, examinado e atestado, se esta conforme as normas de qualidades adequadas. Conformidade do produto com um padrão e inspeção do produto acabado, sem análise do processo.
Controle Estatístico de Qualidades: é um método de controle de qualidade utilizando estatísticas com menos inspeções e com ênfase na uniformidade do produto. Surgem aqui as técnicas de amostragem baseadas em estatísticas.