Amor, noite de almirante, a hora e a vez de augusto matraga
Noite de Almirante, Machado de Assis:
Narrado em terceira pessoa ( narrador-observador). O título possui uma ótima relação com o conto. O texto remete a uma expectativa romântica e o titulo nos dá essa referencia grandiosa . Deolindo, marinheiro que passa alguns meses embarcado, sonha com o momento de rever sua amada, e com a noite que tanto o esperava em terra, afim de que se cumprisse o juramento de fidelidade feito pelos dois. Todos estavam cheios de expectativas, e diziam que essa seria uma “noite de almirante”, pois a passaria nos braços da sua amada Genoveva.
“_ Ah! Venta-Grande! Que noite de almirante vai você passar! ceia, viola e os braços de Genoveva.“.
Uma noite digna de um oficial (chefe supremo das forças navais), ou seja, uma noite de almirante.
A hora e a vez de Augusto Matraga, Guimarães Rosa:
Narrado em terceira pessoa (narrador-observador). O titulo possui uma referencia sobre morte e também sobre redenção “chegou a Minha hora e Minha vez” ou de morrer ou de me redimir, o que retrata bem o texto da obra, mas que só é percebido em meados do texto. Fazendeiro, bêbado, violento, péssimo pai e esposo, Augusto Matraga muda de vida ao sobreviver a uma emboscada . Ele tenta se redimir e fazer justiça, passando de mal para o bem. Possui o desejo de ir para o céu e quando ele liquida o bando de Joãozinho Bem-Bem, o texto mostra possibilidade de conversão quando chega a vez e a hora certa das pessoas, como ocorreu com Matraga, ele acaba tendo a oportunidade de ter sua hora e sua vez de fazer algo bom, digno de quem quer ir para o céu, intervindo em nome da justiça.
Amor, Clarisse Lispector:
Nós discordamos na questão da relação TituloXConto então segue as duas conclusões:
Narrador em terceira pessoa ( narrador-observador). O titulo do conto nos trás uma palavra forte com amplo significado, o AMOR. Ao ler o conto ANA, a personagem