Teoria - Texto Poético
Complexidade
O discurso da literatura se caracteriza por sua complexidade. No discurso nãeliterário, há um relacionamento imediato com o referente; caracteriza-se, na rÌaioria dos casos, a significação singular dos signos, como vimos na frase-exemplo "Uma flor nasceu no chão da minha rua". Já o que depreendemos do texto literário ulhapassa, como já foi assinalado, os limites da simples reprodução. A natureza das informações que, por seu intermédio, são transmitidas, vai além do nível meramente semântico para se converter em algo tal que sua comunicação se toma impossível por meio das estruturas elementares do discurso cotidiano.
Literatura e especif icidade
Se a literatura é uma arte, nessa condição ela é um meio de comunicação de tipo especial e envolve uma linguagem tam_ bém especial. Esta última, como já foi visto, apóia_se numa lín_ gua e se configura em textos em que se caracteriza uma deter-
minada modalidade de discurso
O código em que se pauta o discurso literiário guarda íntima relação com o código do discurso comum, mas apresenta, em relação a este, diferenças singularizadoras.
Diante do mistério do fenômeno literário, o grande desafio dos estudiosos e pesquisadores tem sido caracterizar plenamente essa especificidade.
Identificar, entretanto, certos fiaços peculiares do discurso literrírio tem sido possível; o que ainda nãó se conseguiu definir, mesmo à luz desses traços, é o índice da chamada liierariedade, busca mobilizadorasobretudo da crítica formalista e estruturarista.
Essas limitações não impedem que assinalemos uma série de caracteres distintivos do discurso liìerrírio em relação ao discurso comum. Vamos a eles.
No dispositivo verbal configurador da obra de arte literária, revelam-se realidades que, mesmo únculadas a elementos de natureza individual ou de época, atingem espaços de universalidade.
O texto literrírio realmente significativo ultrapassa os