Hermeneutica
O termo hermenêutica provém do verbo grego “hermeneuein” e significa declarar, anunciar, interpretar, esclarecer e por último, traduzir. Algo é tornado compreensível. Alguns defendem a tese que de Hermenêutica, vem do deus grego Hermes, o Deus Mensageiro, considerado também o pai da escrita e da linguagem, sendo também o patrono da comunicação e do entendimento humano. Originalmente, exprimia a compreensão e a exposição de uma sentença dos Deuses, ou até uma profecia, a qual precisava ser interpretada, para ser entendida por completo.
Outros dizem que hermenêutica surgiu do grego “hermeneutik” que é o significado de ciência, técnica de interpretação dos textos poéticos ou religiosos, teoria científica voltada a interpretação.
A hermenêutica é o estudo da compreensão, é essencialmente a tarefa de compreender textos. O campo da hermenêutica nasceu como esforço para descrever estes últimos modos de compreensão, mais especificamente históricos e humanísticos. A hermenêutica chega à sua dimensão mais autêntica quando deixa de ser um conjunto de artifícios e de técnicas de explicação de texto e quando tenta ver o problema hermenêutico dentro do horizonte de uma avaliação geral da própria interpretação. A interpretação ultrapassa o mundo linguístico em que o homem vive, pois a própria existência dos animais depende dela. Ela é um fenômeno complexo e universal.
Escola da Exegese
As Origens Da Hermenêutica
O termo hermenêutica provém do verbo grego “hermeneuein” e significa declarar, anunciar, interpretar, esclarecer e por último, traduzir. Algo é tornado compreensível. Alguns defendem a tese que de Hermenêutica, vem do deus grego Hermes, o Deus Mensageiro, considerado também o pai da escrita e da linguagem, sendo também o patrono da comunicação e do entendimento humano. Originalmente, exprimia a compreensão e a exposição de uma sentença dos Deuses, ou até uma profecia, a qual precisava ser interpretada, para ser entendida por