Atividade
A) os países pobres enfrentam barreiras comerciais, impostas por países ricos, sob a acusação de devastarem o meio ambiente, o que reduz a entrada de recursos necessários à modernização da exploração das riquezas naturais.
B) os países pobres vêm elevando as tarifas alfandegárias impostas aos produtos industriais dos países ricos, como formas de estimular o desenvolvimento da tecnologia nacional.
C) os países ricos, de modo geral, concedem subsídios a seus produtores agrícolas, mas rechaçam atitudes semelhantes dos países periféricos em relação a produtos industriais de exportação.
D) os países ricos impõem restrições às exportações dos países pobres, como forma de retaliação contra a suposta exploração da mão-de-obra infantil e do trabalho em regime de semi-escravidão.
Qual é a afirmativa INCORRETA em relação à economia agrícola dos Estados Unidos?
a) Graças à sua intensa mecanização, absorve atualmente menos de 3% da população economicamente ativa.
b) O tipo de pequena e média propriedade camponesa que se estabeleceu à época da colonização ainda é o dominante na estrutura agrária.
c) A especialização da produção não se deu apenas em cada propriedade, e sim em grandes zonas, os chamados "belts".
d) O criatório de gado foi sendo afastado de leste para oeste, já que o chamado "ranching" se adapta a zonas mais secas.
e) Apesar de possuírem uma lavoura bem diferenciada, o trigo, o milho e a soja representam, em valor, a metade da produção do país.
A análise da agricultura e da indústria brasileiras, nas últimas décadas, permite identificar processos comuns a essas duas atividades. Todas as alternativas apresentam fatores que vêm interferindo tanto na agricultura quanto na indústria brasileiras, nesse período, EXCETO | | a) | Aumento da