Redes - socket
SOCKET PARA APLICAÇÕES EM REDE UTILIZANDO TCP/IP
LONDRINA - PR
2013
Trabalho de Laboratório – 05/03/2012
Questão 01)
Um socket é um mecanismo que permite a ligação entre os diferentes processos normalmente utilizados para a comunicação entre máquinas que estão ligadas através da rede.
Ao usar sockets para a comunicação entre processos, nos baseamos na arquitetura cliente-servidor que é utilizada. Então, estabelecemos dois sockets, um vai ser o servidor e vai receber a transmissão do cliente e o cliente receberá a resposta do servidor.
Questão 02)
Os sockets servem para estabelecer conexões entre máquinas, enviar e receber dados entre elas, e encerrar estas conexões. E ainda, eles camuflam os dados de mais baixo nível para o desenvolvedor, como: tamanho dos pacotes, tipo de transmissão, etc.
Questão 03)
O seguinte procedimento mostra como funciona um socket:
Primeiro: Temos que por em funcionamento o processo que se encarregará de reciber os datos, o qual estará à espera de receber a comunicação do cliente.
Segundo: Executamos o proceso cliente, que será um socket encarregado de enviar dados ao servidor que se encontra esperando nossa conexão.
Terceiro: Por último, o cliente fará uma solicitação ao servidor e o servidor decidirá a resposta que retornará. E finalmente, o cliente receberá a respoesta do servidor.
Questão 04)
TCP.
Questão 05)
server = TCPServer.new("", srvport) loop do socket = server.accept if socket newclient(socket) end end server = TCPServer.new("", srvport) loop do socket = server.accept sleep(0.05) if socket newclient(socket) end end def read_socket(s, thread, tout = 15, size = 500) begin Timeout::timeout(tout) do info = s.recv(size) return info end rescue Timeout::Error s.close thread.kill return false end end Questão 07)
import java.lang.*;