Teoria geral da Administração
1.1 – Influência da Motivação Humana
Segundo a administração científica e a teoria clássica a motivação estava estreitamente relacionada ao retorno salarial e material. Já segundo Hawthorne, a integração social também atua como fator de motivação. Segundo a Teoria de Campo de Lewin, o comportamento não é determinado apenas por experiências prévias e futuras, mas também pelo contexto onde o individuo encontra-se inserido no presente, bem como sua relação psicossocial com este contexto.
As Necessidades Básicas também são produto do comportamento humano, portanto, da motivação. Como as Necessidades Fisiológicas, Psicológicas e de Autorrealização.
1.2 – Ciclo Motivacional O corpo humano permanece em um estado de equilíbrio. Ao receber um estímulo ou incentivo, surge uma necessidade de realizar o que lhe foi incentivado, essa necessidade gera uma tensão no individuo, e essa tensão faz com que o individuo tenha um comportamento ou ação com o objetivo de satisfazer essa necessidade. Caso essa necessidade não for satisfeita, gera no indivíduo uma barreira ou frustração. A Frustração é o resultado de um objetivo não alcançado. Já a recompensa é a satisfação que se tem por conta de um objetivo alcançado.
1.3 – Clima Organizacional e Clima Moral
É a qualidade do ambiente de trabalho. Um clima organizacional favorável é quando o indivíduo está satisfeito com as condições, com o ambiente de trabalho. Um indivíduo motivado tem orgulho em fazer parte da organização, e se dedica ao máximo em prol da mesma. Já um indivíduo desmotivado trabalha com desânimo, faz só o que lhe é pago para fazer.
O clima moral é o resultado do estado motivacional do homem, ou seja, é quando o homem encontra-se satisfeito com relação as suas necessidades.
2 – LIDERANÇA
Liderança é a influência interpessoal intermediada por um processo de comunicação, a fim da realização de um objetivo.
2.1 – Funções da Liderança
As