Considerações sobre linguagem
- O que é discurso? O que é prática discursiva? O que é linguagem? O que é linguística?
- É a partir da fala (linguagem) que os alunos vão articular razões para justificar os seus pontos de vistas. O prof. guia o discurso em sala de aula.
Para Klein (2006), a alfabetização científica estaria relacionada à habilidade para ler e escrever textos científicos. (In. Flor e Cassiani, Rbpec, 2011).
Mais do que ferramenta para ensinar, a linguagem pode e deve ser vista em funcionamento, produzindo sentidos para os discursos estabelecidos. Deve-se pensar a linguagem como ferramenta de mudança, transformação e não de afirmação do que está posto.
Explicar conceitos científicos na sala de aula envolve, tanto entender o conteúdo, quanto ser capaz de comunicar esse conteúdo de maneira efetiva.
Por que estudar o discurso em sala de aula?
Porque ele está no centro da aprendizagem, não só porque a linguagem é o principal meio de comunicação entre professores e alunos, mas também porque é o meio essencial de representarmos nossos pensamentos. (Mercer 1998, In. Artigo Bozelli, 2012, ienci).
- Em um ensino tradicional é a fala do professor que prevalece, há pouco espaço para a opinião dos alunos.
Já em um ensino dialógico, o diálogo, debates e discussões são privilegiados.
De acordo com Ogborn et al (1996), “explicar envolve, além de uma análise cuidadosa dos conteúdos a serem tratados, considerar diferentes estratégias de comunicação, diferentes interesses e habilidades cognitivas dos interlocutores, a motivação, os objetivos e papéis sociais dos participantes, as restrições impostas pelo contexto etc.” (p.02; In. Tese Bozelli).
- Aprender ciências é também apropriar-se desta nova linguagem: vocabulário científico escolar. (os alunos chegam à escola com uma linguagem cotidiana).
Perspectiva de Vygotski (1896-1934): abordagem sócio-cultural > investigou como ocorre a aquisição do conhecimento do sujeito histórico em interação com seu