Teoria Geral da Administração
A abordagem se preocupou com o trabalhador enquanto ser social. Essa orientação se deve à Teoria das Ralações Humanas. Tal teoria nasce do desenvolvimento das ciências sociais, especialmente da psicologia e da sociologia.
Psicologia do Trabalho: preocupação pela melhor ocupação do trabalhador na empresa; relação tarefa e trabalhador: aspectos individuais e sociais.
Ainda assim, o pensamento primeiro não era a pessoa humana, mas a pessoa-operário.
Na Teoria das Relações Humanas Elton Mayo (1880-1949) destacou-se junto com seus colaboradores, quando realizou um trabalho de pesquisa em uma fabrica em Hawthorne.
Porque a Teoria das Relações Humanas? Nos EUA a Teoria Clássica ia contra o perfil democrático deste país. A crise de 29 acentuou a demanda por um método mais adequado de administração de empresas. O caso Hawthorne
Surgiu do interesse de uma empresa conhecer melhor seus empregados e não pela necessidade de melhorar a produção. 1ª fase: ao separar dois grupos de trabalhadores que realizaram tarefas idênticas, verificou-se no grupo de observação, ao variar a intensidade da luz, que este produzia sempre mais quando a intensidade era aumentada. O grupo aumentava a produção não por que melhorava a visibilidade, mas por que creiam que o deveriam fazer assim. Era o fator psicológico sobre o fisiológico.
2ª fase: foram separadas seis moças para trabalhar como um grupo experimental. Tudo foi explicado a elas sobre a pesquisa. 1º período - observação das seis moças nos seus postos de trabalho;
2º período - observação das seis moças no grupo experimental;
3º período - modificação no sistema de pagamento: houve aumento na produção;
4º período - foram dados intervalos de 5 min. pela manhã e 5 min. pela tarde: houve aumento na produção;
5º período - foram aumentados os intervalos para 10 min: houve aumento na produção;
6º período - foram dados três intervalos de 5 min. por turno: houve reclamação sobre a