Teoria geral da administraçao
Hoje em dia estamos em contato direto com a pirataria, não é a toa que o Brasil ocupa o quarto lugar em maior consumo de produtos piratas.
Posso identificar por trás disso que existem inúmeros fatores que levam o Brasil a ocupar esse lugar. Um dos mais graves fatores é a cultura da população, pois se acha que pode fazer uso de artigos piratas normalmente, sem que isso vá causar nenhum dano econômico ou ate mesmo a própria saúde. Diretamente ou indiretamente quem faz uso desse método sofrerá suas conseqüências, pois a pirataria enfraquece a economia e fortalece o crime organizado. Produtos piratas passam por cima da lei de direitos autorais alem de arriscar nossa integridade física com algo que no qual não sabemos a procedência.
Basta sair na rua e logo iremos nos deparar com alguma popularmente chamada banca de artigos pirateados, chega ser engraçado, mas tudo ali é contrabandeando, existe de tudo um pouco, eletrônicos, brinquedos, roupas, cigarros e como se não bastasse ate remédios são vendidos.
Sabemos que pirataria consegue exercer preços mais baixos a produtos legais, possuem um esquema de venda e contrabando muito organizado bem consolidado no Brasil, pois esse problema já se arrasta há anos, e cada vez mais toma proporções maiores.
Devemos sempre lembrar que a pirataria burla a lei, não paga impostos, não usa transportes adequados, faz uso de meios ilegais, além de outros fatores.
Isso deveria ser banido de nosso cotidiano, aumentando a fiscalização e a conscientização da população, a quem fizesse uso dessas praticas deveria ser punido com o rigor da lei.
Para que isso ocorra na pratica, algumas medidas de incentivo deveriam ser aplicadas. Como foi feito com alguns remédios nos quais criaram genéricos para serem vendidos com custo reduzido, hoje em dia já existem artistas que fornecem suas musicas para download em sites por preços mais acessíveis, produção de mídias como CDs e DVDs com valores atrativos