Balanças
A balança foi, e ainda é usada em diversas áreas do nosso cotidiano. No comércio uma balança simples pode ser usada, pois não precisa ser muito precisa, devido ao fato de que as massas pesadas normalmente são grandes. Já nos ramos da química, a balança deve ser extremamente precisa, já que um erro de um grama sequer, com a quantidade de algum dos itens que serão utilizados, pode significar o fracasso do experimento. Neste trabalho iremos estudar diversos tipos de balança como, por exemplo, a balança industrial, a rodoviária, a analítica entre outras, a fim de obter o conhecimento das mesmas, pois elas são imprescindíveis no funcionamento da maioria das empresas.
Histórico e Curiosidades
As balanças tiveram origem na antiga civilização egípcia, em torno de 5000
a.C. Esse aparelho é destinado a determinar a massa dos corpos ou como se diz em linguagem comum, para “pesa-los”.
Através dos anos o principal uso da balança foi comercial. Quando o comércio ainda funcionava baseado no escambo, duas pessoas que quisessem trocar mercadorias, colocavam-nas em uma balança de braços iguais e mudavam as quantidades até que se conseguisse o equilíbrio.
Com o passar do tempo, a balança foi sendo aprimorada e modificada para melhor se adaptar as necessidades de quem a utiliza e hoje em dia possuem softwares, que possibilitam uma pesagem extremamente precisa.
Outro assunto de estudo imprescindível para o funcionamento da balança, é o equilíbrio. Determinar as condições que mantêm um objeto em equilíbrio pode ser um problema bastante complexo. Pensemos num arranha-céu ou numa ponte. Cada pequeno volume de matéria que os constitui deve permanecer em equilíbrio, mesmo em condições difíceis como, por exemplo, um terremoto para o arranha-céu ou o tráfego contínuo no caso da ponte.
Características
Balanças existem dos mais diversos tipos, cada uma com certa sensibilidade, capaz de assimilar pequenas variações de massa.
As balanças apresentam