teoria geral da administracao
O diagnóstico organizacional é a metodologia que possibilita prover informações estratégicas para os administradores decidirem que atitudes tomarem a favor da empresa, já a terapêutica organizacional é a metodologia que lida com sentimentos, autoestima, produtividade, motivação, comprometimento das pessoas com a empresa e relação interpessoal.
Fica claro na metodologia de Gilberto, uma preocupação com o diagnóstico organizacional. Porém, algumas críticas podem ser feitas em análise a esta metodologia.
Para coletar os dados, o consultor considera apenas os diretores das empresas, o restante dos colaboradores não faz parte da amostra estudada, ou seja, Gilberto não leva em consideração uma fonte de informação importantíssima para identificação e solução de problemas. Na análise dos dados, Gilberto parece avaliar somente as informações obtidas a partir das entrevistas, embora outro instrumento de avaliação pudesse ser considerado para garantir maior veracidade na análise. Com relação à síntese, o mesmo ordena suas soluções segundo uma escala que varia dos problemas mais fáceis até os problemas mais difíceis, sendo assim não fica especificado nesta fase uma ordenação das soluções de acordo com as prioridades.
Quanto à ideia do diagnóstico organizacional, a metodologia que Gilberto aplica é realmente muito importante, mas não invalida a importância da terapia organizacional, não há como dizer qual é a mais importante já que as duas se completam. Acreditamos que o diagnóstico organizacional e a terapêutica organizacional devem andar juntos para o bom desenvolvimento da empresa visando o sucesso e a satisfação dos colaboradores. Porém, cada caso é um caso, e não há uma verdade única. Como podemos ver, Gilberto pensa de um modo diferente, isso em nada afeta seu sucesso profissional.
AS EMPRESAS MAIS ADMIRADAS DO MUNDO
Não é difícil identificar os motivos pelos quais algumas empresas são admiradas enquanto outras são