Teoria dos jogos
A Teoria dos Jogos surgiu como um campo da Matemática aplicada e desde 1944, quando o matemático húngaro John Von Neumann e o economista alemão Oskar Morgenstern lançaram o livro Teoria dos Jogos e Comportamento Econômico (The Theory of Games and Economic Behavior), é usada como ferramenta em estudos de estratégia.
Segundo Ferguson (1988), a Teoria dos Jogos tem como objetivo geral avaliar o comportamento racional em situações nas quais os resultados dependem da interação das ações dos agentes envolvidos. De acordo com este autor, ela representa uma abordagem bastante peculiar na análise das decisões empresariais.
Poundstone (1992),citado por Chiavenato e Sapiro (2009),apresenta a Teoria dos jogos como o estudo das escolhas ou comportamentos cujos resultados dependem das opções dos outros indivíduos envolvidos na situação de interação.
A utilização da Teoria dos Jogos melhora a capacidade de prever os movimentos de outros agentes econômicos (concorrentes ou aliados), resultando em uma vantagem competitiva que aumenta as possibilidades de maximizar o retorno das utilidades. Assim, no mundo dos negócios, um jogo cada vez mais competitivo, a teoria dos Jogos contribui de fato para o exercício da boa administração.
De outra forma, podemos dizer também que a Teoria dos Jogos nos permite estudar, por meio de métodos matemáticos, as situações de interação entre indivíduos que agem estrategicamente de acordo com seus interesses.
2. Breve História da Teoria dos Jogos
A literatura sobre teoria dos jogos aponta diversos eventos ou estudos relacionados ao tema. Desde referência ao Talmud, conjunto de leis judaicas escrito nos primeiros 500 anos da era cristã.
Em 1913 o matemático alemão Ernest Friedrich Ferdinand Zermelo (1871-1953) dá a sua contribuição ao fortalecimento da Teoria dos Jogos. Ele demonstrou que o jogo de xadrez sempre tem um solução, significando que para qualquer jogada de um participante, seu oponente tem uma estratégia