Aulas
Segundo Schmidt, o objetivo principal das anotações de enfermagem é "Manter uma perfeita comunicação entre os membros da equipe de saúde, de maneira a garantir uma adequada assistência por toda a equipe multiprofissional”. Já atualmente também se percebe a importância das anotações no que se refere ao respaldo legal do profissional da saúde como prova do desenvolvimento de seu trabalho e a burocracia financeira das instituições que exigem a comprovação de uso das matérias durante o processo de cuidados na estadia na unidade hospitalar.
2. OBJETIVO
O objetivo desta pesquisa é analisar as questões éticas de enfermagem e as anotações que são uma forma de registros, um importante meio de comunicação escrita entre as equipes profissionais tanto na área de saúde como em outras. A pesquisa é fundamental no sentido de promover uma análise teórica sobre a importância de registrar no prontuário dos pacientes informações coerentes, com isso evitando processos judiciais e perdas financeiras.
3. ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM E PRONTUÁRIO DO PACIENTE
Segundo Florence Nightingale “era essencial que os fatos observados pela enfermeira fossem relatados ao médico de forma precisa e correta”, o que nos permite perceber que o registro em prontuário era uma forma de prestar contas ao médico. Com o passar do tempo os registros foram sendo aperfeiçoados até a informatização que servem para facilitar o planejamento dos enfermeiros. Atualmente as anotações de enfermagem têm leis que a regem e outras finalidades, além da comunicação interdisciplinar.
As anotações de enfermagem, que até pouco tempo em sua maioria, não eram registradas pelo enfermeiro e sim pelos técnicos e auxiliares de enfermagem, é responsável por 50% das informações do cuidado contido nos prontuários manuais ou eletrônicos dos pacientes, refletem a qualidade da assistência de enfermagem, ou seja, o trabalho do profissional que poderá ser questionado, caso o cuidado e a ação de enfermagem não