Teoria dos Jogos
Estudo da Teoria dos Jogos Repetidos e Contratos Relacionais
Aluno: Beatriz Furtado Martins
Orientador: Vinicius Carrasco
Introdução
Fui admitida ao program PIBIC em abril de 2008. Nesses primeiros meses de minha bolsa que será renovada para o período subsequente fiz uma resenha da literatura de teoria dos jogos que é básica para o projeto em questão.
Teoria dos jogos
Teoria dos Jogos é uma vertente da matemática aplicada, na qual se estuda situações estratégicas, onde jogadores optam por diferentes ações visando ampliar suas chances de retorno. Os resultados da teoria dos jogos tanto podem ser aplicados a simples jogos de entretenimento como a aspectos significativos da vida em sociedade.
A analogia entre as competições nos jogos e na economia foi desenvolvida por Johannes von Neumann e Oskar Morgenstern em 1944, através do livro “Teoria dos Jogos e do
Comportamento Econômico”. Esta tem por objetivo a análise de problemas através da interação entre os agentes, procurando avaliar o processo de tomada de decisão em contextos diferentes de uma conjuntura de concorrência perfeita – diversos compradores e vendedores, os quais se comportam como tomadores de preço.
Neste contexto, concluímos que o payoff1 recebido de por um agente, depende das ações dos demais agentes envolvidos, assim, a Teoria dos Jogos funciona como instrumento para estudar as interações estratégicas, já que é capaz de efetuar uma descrição precisa da situação e a prescrição de uma solução.
Em 1950, John Forbes Nash publicou quatro artigos importantes para a teoria dos jogos não-cooperativos e para a teoria de barganha. Nash provou a existência de um equilíbrio de estratégias mistas para jogos não-cooperativos, denominado equilíbrio de Nash, cujo qual garante que a escolha do jogador é ótima se adotarmos a escolha dos demais como referencia.
Um dos ramos da Economia se baseia no estudo das relações de perdas e ganhos firmados em contratos.