Teoria dos jogos
TEORIA DOS JOGOS
Trabalho apresentado à Disciplina de Teoria dos Jogos do Curso de Administração de Empresas da Universidade
TEORIA DOS JOGOS
APRESENTAÇÃO
Os objetivos específicos desse estudo evidenciam a relação e aplicabilidade da TEORIA DOS JOGOS NAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DE MARKETING, traduzindo as primeiras impressões do Grupo baseado nos estudos bibliográficos realizados, bem como, conceitos e pressupostos de cada elemento de pesquisa. Para a economia os jogos funcionam como objetos para a investigação científica e análise econômica, através de um método específico dado pela TEORIA DOS JOGOS.
A TEORIA DOS JOGOS estuda essas decisões em situação interativa, analisando os agentes envolvidos, suas decisões individuais e as reações geradas por cada um, dessa forma, prevendo o movimento dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados, permite um posicionamento estratégico no jogo que possibilitará que os resultados e objetivos previamente determinados sejam atingidos. A contribuição da análise das decisões e simulação dessas realidades garante sua aplicação não só na economia, como também a outras ciências e situações, especialmente a Administração e Marketing Estratégico.
TEORIA DOS JOGOS
DEFINIÇÕES
Segundo OSBORNE e RUBISTEIN (1994), a Teoria dos Jogos é um conjunto de ferramentas criadas para auxiliar o entendimento dos fenômenos observados quando tomadores de decisão (jogadores) interagem entre si. Partindo do pressuposto de que os tomadores de decisão agem racionalmente na busca de seus objetivos, a Teoria dos Jogos leva em conta as capacidades, os conhecimentos e as expectativas dos diversos jogadores para criar representações abstratas de uma extensa classe de situações reais.
A Teoria dos Jogos é baseada, segundo CRAINER (1996), na premissa de que em qualquer situação competitiva (que não seja determinada por puro acaso) existem fatores que podem ser representados matematicamente e analisados de