TEORIA DO SISTEMA ECOLOGICO
BIOGRAFIA
DESENVOLVIMENTO HUMANO
A FAMÍLIA E A TEORIA ECOLÓGICA
SISTEMA SOCIAL DA FAMILIA – A COMPLEXA REDE DE RELACIONAMENTOS , INTERAÇÕES E PADRÕES DE INFLUÊNCIA QUE CARACTERIZAM UMA FAMILIA COM TRÊS OU MAIS MEMBROS
FAMILIA NUCLEAR TRADICIONAL – UNIDADE FAMILIAR QUE CONSISTE EM ESPOSA/MÃE, MARIDO/PAI E SEUS FILHOS DEPENDENTES.
PESSOA
TEMPO
PROCESSOS
Processos Proximais
CONTEXTO
MICROSSISTEMA
Efeito de influências proximais – ambientais e do organismo
MESOSSISTEMA
EXOSSISTEMA
EXOSSISTEMA
MACROSSISTEMA
Processo de DesenvolvimentoCRONOSSISTEMA
Passagem do tempo e as mudanças que nesse tempo ocorrem
A IMPORTÂNCIA DA TEORIA
A PERSPECTIVA ECOLÓGICA, fornece uma descrição do ambiente (e das influências ambientais) muito mais rica do que ofereciam as teorias de aprendizagem.
Só observando as interações entre as crianças em desenvolvimento e seus ambientes naturais, sempre em alteração, poderemos entender como os indivíduos influenciam seus ambientes e são influenciados por eles. Teoria do Desenvolvimento Humano. Shaffer, David. R, 2012
PERGUNTA INTERESSANTE
PENSAMENTO
“A auto - estima da criança depende da qualidade das relações que existam entre esta e aqueles que desempenham papeis importantes na sua vida. A criança tem necessidade de se sentir valiosa e digna de amor, e esta necessidade não acaba na infância. Sentir-se ou não amada influenciará definitivamente o seu desenvolvimento.”
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bronfenbrenner, U. (1996). A Ecologia do Desenvolvimento Humano: Experimentos Naturais e Planejados. Porto Alegre, Artes Médicas.
Wagner, A., Halpern, S. C. & Bornholdt, E. A. (1999). Configuração e estrutura familiar: Um estudo comparativo entre famílias originais e reconstituídas. Psico, 30, 63-74.
Cecconello, Alessandra Marques, & Koller, Sílvia Helena. (2003). Inserção ecológica na comunidade: