Teoria do jogos
Em 1838, o matemático, filósofo e economista francês Antoine Auguste Cournot (1801 - 1877) publicou uma análise do comportamento de duas empresas, conhecida como o Modelo de Cournot.
Em 1913, Ernst Zamelo publicou o primeiro teorema matemático da Teoria dos Jogos. Esse teorema, aplicado a um jogo de xadrez, mostra que em cada um dos estágios do jogo pelo menos um dos dois jogadores tem uma estratégia em mão que o conduzirá à vitória ou ao empate.
O matemático Emile Bordel também contribuiu para a teoria através da publicação de quatro artigos sobre jogos estratégicos em economia e nas guerras e ao reinventar as soluções minimax.
2) Investigue quais cientistas ganharam o prêmio nobel desde 1994 que apresente relação com a teoria dos jogos (Economia)?
Em 1994, John Nash (Universidade de Princeton), John Harsanyi (Universidade de Berkeley – Califórnia) e Reinhard Selten (Universidade de Bonn – Alemanha) ganharam o Prêmio Nobel de Economia pela análise pioneira sobre equilíbrio na Teoria dos Jogos não-cooperativos, ao desenvolverem uma teoria matemática sobre estratégias que ajudaria a explicar quando as decisões de cooperação com rivais se mostram uma alternativa mais vantajosa.
Em 2005, Schelling e Aumann repetiram o feito de Nash e também conquistaram o Nobel de Economia em seus trabalhos na área da Teoria dos Jogos. Schelling, de 85 anos, que é professor emérito de economia política da Universidade de Harvard, e também leciona na Universidade de Maryland, ganhou projeção pelo uso da Teoria dos Jogos para explicar tomadas de decisões em conflitos internacionais, como em uma eventual guerra nuclear.
3) O que é interação estratégica e como você pode citar exemplos relacionados ao tema?
Segundo Fiani (2004), uma das características fundamentais da Teoria dos Jogos é a presença das interações estratégicas. De acordo com Lessa (1998), as escolhas e decisões