TEORIA DO ESTADO E DA CONSTITUICAO
O que é uma Constituição?
A essência da Constituição.
Constituição real X ficção, ideologia.
Revoluções de 1848 (Ideais liberais)
Os representantes do povo formaram a Constituição, a qual aboliu o feudalismo...
CONSTITUCIONAL – determina a ação do Estado, o que deve e não deve fazer.
CONSTITUICAO FORMAL – é aquilo que se escreve numa folha de papel, e terá o mesmo sentido que uma ideologia, uma irrealidade (ficção), não possui força própria.
Lassale se propõe a desvendar o que a por trás de real dessa constituição formal. * por trás desse sistema existe uma FORCA ATIVA, a qual faz as coisas se movimentarem.
CONSTITUICAO REAL – representa a força ativa.
* são duas classes num eterno conflito, uma querendo dominar à outra.
Lassale não aceita a visão dialética de Marx.
FATORES REAIS DO PODER – vem dos diferentes grupos da sociedade e têm diferentes interesses, cada um pode ser considerado independentemente.
FORCA ATIVA – somatória dos fatores reais do poder. Os FRDP precisam ser organizados para a ação e defesa dos interesses, o povo deve se organizar para escrever um conjunto de direitos constitucionais. Para que os direitos se convertam nos FRDP, e seus interesses sejam defendidos.
Existem diversos fatores de poder que tem conflito entre si. Esses fatores estão agindo a todo o momento, e nesse conflito ira surgir o direito, resultado do sistema político.
A força (F1) menor não vai se excluir, ira afetar a força (F2) maior, também.
Sistema constitucional, somente a representação FORMAL do sistema político que reproduz as relações de forças dentro de uma sociedade. O fundamento desse sistema é representado como FORCA ATIVA, resultante desses CONFLITOS.
1 – Qual a diferença da força ativa e os fatores reais do poder?
Força ativa é resultante do conflito desses fatores reais do poder, não se confunde com o mesmo. Fatores reais do poder é a direção do sistema político. Se ele