fichamento
Embora esses cientistas tivessem pensamentos distintos, existia a preocupação em estudar o ponto de vista da vida social, onde surgi uma teoria crítica da sociedade. Os pensadores iniciaram uma investigação nos campos da economia, da psicologia, da história e da antropologia, isso porque eles tratavam de um leque de assuntos com a finalidade de compreender a vida cotidiana. A Escola de Frankfurt concentrou seus estudos para a análise da sociedade, buscando caracterizar a sociedade atual, na qual o avanço tecnológico é colocado a serviço da reprodução capitalista, destacando o consumo e a diversão como formas de garantir os problemas sociais.
Os pesquisadores tinham um modo de pensar diferente com relação à comunicação ao social, pois eles acreditavam que a comunicação era antes de qualquer coisa uma mediação, por isso era necessário ser estudado. Os frankfurtianos provocaram mudanças na maneira de ver o homem, pois eles recriaram suas idéias com o intuito de esclarecer o desenvolvimento capitalista.
Dialética do iluminismo e indústria cultural
Com a criação do conceito de indústria cultural criado por Adorno e Horkheimer, onde o objetivo principal era a crítica da razão, onde referiam-se aos indivíduos e ao progresso social. Horkheimer acreditava que o problema estava na dominação, tanto da natureza quanto do próprio ser humano.
desenvolvimento dessa razão controladora e instrumental que predomina na sociedade contemporânea. Denunciam também o desencantamento do mundo, a deturpação das consciências individuais, a assimilação dos indivíduos ao sistema social dominante.
Em resumo, Horkheimer e Adorno