Doação de Sangue
Assexuada: Pode ser por brotamento, como se surgisse um "galho'' na esponja, que pode se soltar ( e como o zigoto da reprodução sexuada, formar um outro ser ), ou ficar preso, formando uma colônia. Também pode ser por fragmentação: como as esponjas tem capacidade de regeneração, pode sair um pedacinho e este se regenerar, formando uma nova esponja.
3) Ambos tem o tubo digestório incompleto, ou seja, só possuem boca.
~ Digestão:
I) Esponjas = poros que filtram o alimento (por fagocitose)
- Apenas digestão intracelular
II) Cnidários: a - Intracelular = células digestivas b - Extracelular = pelo tubo digestório: boca e cavidade gastrovascular.
4) A célula é o cnidócito, dentro dessa célula há um nematocisto e um filamento, chamado de tubo, que permanece enrolado dentro do cnidócito junto com o nematocisto, quando o cnidocílio detecta uma perturbação, ele abre um opérculo e "dispara" o nematocisto com o filamento e libera uma substância urticante e tóxica que dependendo da espécie pode matar . Tem função de defesa e alimentação.
8) Na escala evolutiva animal, o grupo acreditado como o primeiro a possuir um sistema nervoso é o filo dos Cnidários (corais, anêmonas, hidras e medusas). Os Poríferos (esponjas) - mais primitivos - não possuem sistema nervoso.
9) A dieta é baseada em outros invertebrados terrestres e rastejantes, como caracóis-de-jardim (Bradybaena similaris), minhocas (gêneros da família Enchitraeidae) e tatuzinhos-de-jardim (isópodos terrestres). A boca da planária serve tanto para a ingestão como para a egestão do alimento, já que o ânus está ausente. Geralmente a boca está