teoria do espiral do conflito
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE DIREITO
TURMA: DIR 7NA
SEMESTRE: 2014.2
Joao Maria
TRABALHO SOBRE TEORIA DO ESPIRAL DO CONFLITO:
Aspectos positivos e negativos do conflito no contexto da mediação
NATAL – RN
2014
TRABALHO SOBRE TEORIA DO ESPIRAL DO CONFLITO:
Aspectos positivos e negativos do conflito no contexto da mediação
Trabalho apresentado à Faculdade Mauricio de Nassau, no curso de Direito, turma DIR-7NA, 2014.2 como parte integrante do processo avaliativo da Unidade II, da disciplina ‘Mediação, Conciliação e Arbitragem. PROFESSORA: Karina Smith Chaves
NATAL
2014
RESUMO
O presente trabalho tem por função tratar de pontos da mediação, técnica ainda pouco utilizada no Brasil que pode reduzir os custos e a celeridade processual, se fundamenta em pesquisa bibliográfica com foco em apresentar os pontos positivos e negativos do conflito dentro da mediação, assim como no que consiste a teoria do espiral do conflito.
Palavras-chave: Espiral do conflito; conflito na mediação; mediação; resolução de conflito.
1. INTRODUÇÃO
O mundo está interligado, a isto denominamos globalização. A informação transpassa barreiras e a uma velocidade nunca vista, graças a internet, temos distâncias reduzidas e no menor tempo. Com o acesso a informação veio o aumento das lides, o reconhecimento do direito por qualquer que seja o ser humano, além do número crescente de operadores do direito, identificando possibilidades de ações judiciais. Como resultado visível está a crescente demanda de processos no jurídico brasileiro, em todas as instancias, resultando na lentidão do andamento processual, gerando desconforto as partes e gastos ao Estado.
“Segundo a professora Deborah Rhode, a maioria dos estudos