Historias das coisas
O triste de tudo isso é que o mundo está aprendendo e praticando essa política do “consumir para ser valorizado” é o American dream adaptado nas nações do mundo inteiro, já que a sociedade americana passou a ser sinônima de gastos. Hoje estamos vendo a maior economia do planeta passando por grandes dificuldades, com possibilidade até de praticar o tão famoso “calote”.
Sabemos que tudo isso foi provocado pela ação do homem, quando ele age de forma irracional, não levando em conta as consequências futuras. Essas consequências são exploradas na nossa sociedade e no meio ambiente em que nos cerca. São nítidas as mudanças que foram provocadas na sociedade em geral, e sendo mais específico, na nossa sociedade local; é só pararmos e analisarmos em nossa volta, hoje vivemos e convivemos com hospitais cada vez mais lotados, e com pacientes com doenças graves provocadas por práticas abusivas do uso de agrotóxicos nas lavouras para o consumo humano.
É comum nas pequenas cidades a destruição da mata nativa (caatinga) para a pratica da monocultura, devido o aumento populacional e à grande produção alimentícia. Com isso se faz necessário à utilização de grandes áreas para o plantio e certas técnicas de manejo, que contribuem cada vez mais para a infertilidade da terra e o aumento da poluição do nosso meio ambiente. O pequeno triunfo do documentário é que se trata da apresentação de uma