Teoria do desenvolvimento organizacional
Em 1938 Chester Barnard constatou que as organizações bem sucedidas são a exceção, não a regra. Bernad então atribuiu esses fracassos à perversidade da natureza humana e ao egoísmo, ou, mais especificamente, a defeitos de estrutura ou fraca administração.
Fatores para o sucesso na organização: o comportamento humano; a estrutura organizacional.
De acordo com Chiavenato a Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu a partir de 1962, decorrente das ideias de vários autores, a respeito do ser humano, da organização e do ambiente em que estes crescem e se desenvolvem.
A dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativas
Os estudos sobre a motivação humana
A pluralidade de mudanças no mundo
Os estudos sobre conflitos interpessoais
Chiavenato afirma que o DO “não se trata de uma teoria administrativa propriamente dita, mas de um movimento congregando vários autores no sentido de aplicar as ciências do comportamento e principalmente a teoria comportamental na Administração. A maioria desses autores é constituída de consultores que se especializaram em DO.”
Conceito de Desenvolvimento Organizacional
Para Warren Bennis“desenvolvimento organizacional é uma estratégia educacional adotada para trazer à tona uma mudança organizacional planejada, exigida pelas demandas às quais a organização tenta responder, e que enfatiza o comportamento baseado na experiência. Normalmente a mudança é conduzida por agentes externos à organização, trabalhando em conjunto com participantes internos”.
Como conseguir essa mudança?
1° ETAPA – Coleta e análise de dados : quando se faz um levantamento da situação real;
2° ETAPA – Diagnóstico organizacional: quando se determina aonde chegar e com quais procedimentos;
3° ETAPA - Implementação ou Ação de Intervenção —quando se aplica os procedimentos necessários.
4° ETAPA – Avaliação: quando se analisa os resultados e se fornece
O desenvolvimento