teoria do desenvolvimento organizacional
As mudanças ocorrem das necessidades de modernizar, atualizar, já que o mundo, querendo ou não, esta em constante mudança, logo é preciso que as organizações o acompanhem também a esta evolução, para que as mesmas não fiquem em desvantagens.
Para realmente ser um DO é necessário que esta mudança interfira no ambiente, no processo e no comportamento das pessoas envolvidas, como por exemplo, uma tentativa de implantar os 5Ss em uma organização que nunca tinha ouvido falar deles, é uma total mudança, e para melhor, já que no mínimo exigiria a conscientização das pessoas para aceitaram as novidades.
Esta teoria traz a utilização das noções tradicionais da divisão do trabalho, quando o assunto é se referir as pessoas como contribuintes nas organizações, em vez de estarem elas próprias individualmente, estão às pessoas, totalmente juntas nas organizações.
As contribuições de cada participante à organização é fundamental e também variam enormemente em função das suas diferenças individuais, e claro no resultado final, que é no sistema de recompensas e contribuições pela organização. Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim, ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera. O mundo de hoje caracteriza-se por um ambiente em constante mudança. O