História
Origem do homem americano Há diversas teorias quanto à origem do homem americano. Alguns estudiosos defenderam, durante muito tempo, a teoria de que ele seria autóctone, ou seja, que teria surgido e evoluído na própria América. Hoje, no entanto, a maioria dos pesquisadores admite a teoria de que ele seria alóctone, isto é, de que chegou na América vindo de outros continentes, como a Ásia. A hipótese de que o homem americano é proveniente da Ásia é reforçada pela grande semelhança entre os índios americanos e os mongóis. A chegada dos primeiros seres humanos na América se deu, provavelmente, através de diferentes rotas migratórias.
História - A identidade do homem americano
A identidade de um povo tem sido preocupação de diversas sociedades. No caso da America Latina, essa preocupação data do século XIX. Em 1819, Simón Bolívar*, herói da libertação latino-americana afirmou: "Não somos europeus, não somos índios, mas sim uma espécie intermédia entre os aborígenes e os espanhóis [...] Mantenhamos presente que o nosso povo não é nem europeu, nem africano do norte, é antes uma composição de África e América do que uma emanação da Europa... é impossível determinar com propriedade a que família humana pertencemos"
A origem do homem americano:
Pesquisas indicam que o continente americano começou a ser povoado entre 20 mil e 35 mil anos atrás, embora alguns pesquisadores proponham 50 mil anos.
Qual a origem dessas populações?
Uma hipótese tradicional estabelece que o homem americano é autóctone, isto é, surgiu no próprio continente. O autoctonismo vem sendo negado pelos especialistas, até porque não se encontrou na América nenhum fóssil anterior ao Homo sapiens sapiens.
Outra hipótese tradicional parte do princípio que os grupos humanos de características mongolóides ou pré-mongolóides, oriundos da Mongólia e da Sibéria (Ásia), penetraram no continente américano pelo estreito de Bering há cerca de 12 mil anos.
Os