TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIAN A
Trabalho ( Tema ) : Adoção
Grupo : Anna Caroline , Betânia Vilarino , Dalyenne Franco , Danielle ,
Isabella Sant’ana , Letícia Reis.
Professora: Mirelle França Michalick triginelli
Data da apresentação: 28/04
PARTE INDIVIDUAL DA APRESENTAÇÃO SLIDE 1 ( Responsável ) Betânia Vilarino
Abordagem inicial : Introdução ao tema.
Abordagens complementares : O que é adoção , origem da palavra , mitos e verdades, formação de uma nova família.
Origem da palavra
Adotar é um verbo transitivo direto que se refere à : optar, escolher, assumir, aceitar, acolher, admitir, reconhecer, entre outros.
Conceito psicológico
Adotar é muito mais do que criar e educar uma criança que não possui o mesmo sangue, ou a mesma genética, é antes de tudo uma questão de valores, uma filosofia de vida. A adoção é uma questão de consciência, responsabilidade e comprometimento com o próximo. É o ato legal e definitivo de tornar filho, alguém que foi concebido por outras pessoas.
Conceito formal :
É o ato jurídico, que tem por finalidade criar entre duas pessoas relações jurídicas idênticas às que resultam de uma filiação de sangue.
Construindo uma família A adoção passa a ser, então, uma possibilidade de resgatar o direito destas crianças de crescer em um ambiente familiar. É um encontro, de um casal ou de uma pessoa que deseja se tornar pai ou mãe, com uma criança que não foi abandonada ou perdeu sua família biológica.Adoção não é caridade nem filantropia, mas sim outra forma de se constituir uma família. Mais do que laços de sangue e herança genética, uma família é determinada pelos vínculos afetivos. Pais adotivos também se vêem em seus filhos, não na semelhança física, mas pela construção de identidade da criança.
Mitos e verdades
Mitos: