Teoria do Comportamento organizacional
Introdução:
O Comportamento Organizacional (CO) representa uma área do conhecimento humano extremamente sensível a certas características que existem nas organizações e no seu ambiente. Por essa razão, é uma disciplina contingencial e situacional. Depende fortemente da mentalidade que existe em cada organização. Depende também da estrutura organizacional adotada como plataforma para as decisões e operações. Além disso, depende também das varias características do ambiente e principalmente, depende das pessoas que participam de cada organização. É importante conhecer como são e como funcionam as organizações para entender as suas manifestações, características e, consequentemente, seus sucessos e fracassos. Embora as organizações sejam avaliadas no mundo dos negócios por seus valores contábeis e quantitativos, é necessário conhecer mais profundamente a vida organizacional para se ter uma ideia de seu tamanho potencial no mundo.
Na verdade, o valor de uma organização reside principalmente naquele ativo intangível, aquele que não se vê, mas que constituem a maior riqueza da organização. Quase sempre, esses ativos são dependente daquilo que denominamos capital humano. E o que é capital humano? Apenas um conjunto de talentos?Depende. O capital humano é realmente um conjunto de talentos, mas para que seja excelente ele precisa atuar em um contexto organizacional que lhe dê estrutura, retaguarda e impulso. E aí surge o comportamento organizacional. O capital humano precisa trabalhar dentro de uma estrutura organizacional adequada e de uma cultura organizacional que lhe dê impulso e alavancagem. Quando esses três elementos estão juntos e conjugados- talentos, organização e comportamento-, temos todas as condições para o desempenho organizacional em termos excepcionais.
Para uma organização ser bem sucedida, ela precisa sempre estar se atualizando, precisam utilizar todos os meios e recursos em uma atuação