Anal. Sensorial
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA- CCNT
TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL- ALIMENTO
ANÁLISE SENSORIAL
DOCENTE: ALESSANDRA LUAN
TESTE COMPARAÇÃO MULTIPLA DE PREFERÊNCIA
Belém
2012
1. Introdução
A análise sensorial é uma ciência extremamente importante para indústria de alimentos, pois ela contribui para a determinação da qualidade organoléptica da matéria-prima, de um produto novo ou ainda para melhoria deste produto. Identificando e analisando os sabores agradáveis aos mais variados e exóticos gostos dos alimentos e bebidas, utilizando todos os órgãos dos sentidos.
2. Materiais
Foram utilizados como material para a análise sensorial:
Água;
Copos descartáveis;
Caneta para codificar;
Pratos descartáveis;
Três marcas de batatas fritas de saco.
3 Métodos
No laboratório de alimentos foi aplicado o teste de comparação múltipla de preferência para 3 tipos de batatas fritas diferentes, das marcas RUFFERS, CRONY e SULLPER cada uma com a sua codificação 629, 543 e 324 respectivamente, onde foi analisado a batata de sua preferência , tendo uma batata padrão: CRONY-543.
Depois foram colocadas as batatas em pratos descartáveis com suas codificações para cada julgador, eles provariam cada batata da esquerda para a direita, intercalando com água, cada intervalo entre uma amostra e outra, como o objetivo de indicar a amostra de sua preferência de acordo com amostra padrão e de acordo também com sua intensidade, assim como se a a amostra é, maior que a padrão, menor que a padrão ou igual a padrão.
4 Resultados e Discussão
O quadro abaixo obtém os dados do teste de comparação multiplica de preferência, obtemos os seguintes resultados:
Julgador
629
543
324
Soma
1
5
3
8
16
2
4
5
8
17
3
9
5
8
22
4
4
5
4
13
5
4
8