Q Costa et al 55
Universidade Tecnológica
Federal do Paraná
Campus Toledo
ANÁLISE SENSORIAL E DE ACEITAÇÃO DE PATÊ DE
FÍGADO ENRIQUECIDO COM ORÉGANO
Allen Carolina dos Santos Costa; Janesca Alban Roman; Ruan Filipe Vieira; Thompson
Ricardo Weiser Meier; Viviane da Silva Lobo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, rua Cristo Rei, 19, Vila Becker, Toledo, Paraná, 85902-490.
E-mail: thomweiser@yahoo.com
Resumo
As qualidades organoléptica e nutricional da carne podem modificar-se em virtude de tratamentos tecnológicos e culinários. Tais características variam conforme a região do mundo, pois cada uma possui um tipo de tratamento da carne. Este trabalho tenta aliar aumento da preservação e de outras propriedades do óleo essencial de orégano, sem perder características organolépticas atrativas dos alimentos a base de carne e por meio de uma análise sensorial avaliar a sua aceitabilidade. O produto obtido apresentou uma boa aceitabilidade no quesito sabor e aroma.
Introdução
Os embutidos de massa fina são produtos curados que se caracterizam pelo elevado grau de divisão de seus constituintes, podendo ser de carne bovina, suína, aves e peixes.
(TERRA, 2000). Lawrie (2005) afirma que há uma grande busca na elevação da produção e da qualidade da carne pela recente pressão da população humana. Este trabalho tenta aliar aumento da preservação e de outras propriedades do óleo essencial de orégano (Origanum vulgare), sem perder características organolépticas atrativas dos alimentos a base de carne. E por meio de uma análise sensorial, que é uma prática laboratorial na qual se convidam avaliadores, que se utilizam da interação dos órgãos dos sentidos, medir as características sensoriais e a aceitabilidade dos produtos alimentícios e muitos outros materiais.
Desenvolvimento
55
Anais do II
II ENDICT – Encontro de Divulgação Científica e Tecnológica
ISSN 2176-3046
Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR • campus Toledo
• 20 a 22 de Outubro de 2010 •