teoria do afeto
Representantes:
Freud, J. Bolwby, Piaget, Vygotsky
Conceitos Principais:
O apego é um mecanismo básico dos seres humanos é um comportamento biologicamente programado, como o mecanismo de alimentação e da sexualidade e é considerado um sistema de controle homeostático, que funciona nos sistemas de controle comportamental. O papel do apego na vida dos seres humanos envolve o conhecimento de uma figura de apego disponível e oferece respostas, proporcionando um sentimento de segurança que e fortificador da relação.
O afeto é definido como um representante da pulsão, que é uma força caracterizada como interna e apoiada em funções biológicas.
Visão do Processo Ensino-Aprendizagem:
No universo escolar, há um consenso entre educadores com base nas principais teorias do desenvolvimento sobre a importância da qualidades das primeiras relações afetivas da criança e implica diretamente não desenvolvimento emocional e afetivo, na socialização, nas interações humanas e, sobretudo, na aprendizagem.
É um composto fundamental das relações interpessoais que também norteia a vida na escola, acresce em relevância uma pesquisa teórica que facilite a compreensão da relação entre a afetividade e a aprendizagem no âmbito da relação professor-aluno para a construção do conhecimento, para o desenvolvimento da inteligência emocional e para o processo de avaliação da aprendizagem.
Contribuições para a Prática Pedagógica:
Possibilitar uma melhoro compreensão por parte dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente. Os professores exercem grande influência sobre a criança por estarem investidos da relação afetiva primitivamente dirigida ao pai, sentimentos de admiração e de respeito são transferidos do pai para o professor, assim como a ambivalência afetiva que reside na antítese amor-ódio.
A pressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo desde sua infância, a partir da educação, faz com que a criança