hhhhhhhhhhhh
O que pode um pai pobre falar neste sentido ao seu filho? Muito simples: “continue na escola e estude muito”. A primeira vista, esta parece ser uma resposta sensata, mas o problema é que as escolas não preparam seu alunos para lidar com assuntos relacionados ao dinheiro. Graduar-se com excelentes qualificações não assegura um conhecimento ou um desempenho excelente no que se refere a lidar com o dinheiro. No máximo, o jovem se gradua com mentalidade de pobre.
Por isso, é importante acabar com certos mitos que envolvem o mundo das finanças. E para isso, é importante entender como funciona este mundo e assumir uma atitude mais positiva com relação ao mesmo. Este é o ensinamento que os pais ricos dão aos seus filhos.
Enquanto crescia, tive dois pais: um era um professor muito bem formado, PhD (Pai pobre); o outro nunca terminou o nono ano do ensino fundamental (Pai rico). Os dois pensavam de forma conflitante sobre o dinheiro. Um dizia: “Não posso pagar”, enquanto o outro perguntava: “Como posso pagar isso?” A seguir, o que aprendi com os dois.
Quando tinha nove anos, eu e meu melhor amigo, Marcos, estávamos cansados dos outros meninos que não queriam brincar com a gente porque eu era pobre. Quando perguntamos ao pai de Marcos (Pai rico) como podíamos ganhar dinheiro, ele concordou em nos ensinar, mas do seu jeito, e não como ensinam nas escolas.
O Pai rico nos colocou para trabalhar limpando a poeira de latas em suas lojas. A verdade é que não nos pagava muito (10 centavos por semana) e, depois de três semanas, decidi desistir. Meu educado pai pobre disse que eu devia reclamar o que merecia: pelo menos 25 centavos por hora. Caso contrário, devia desistir imediatamente.
Fui ver o Pai rico e pedi um